sábado, 15 de janeiro de 2011

Programa Arte, Política e Globalização

 
23 DE NovEMBRO DE 2010 - 31 DE MarÇO DE 2011
Activismo, cidadania, revolução, utopia, democracia, comunidade, são alguns dos conceitos subjacentes a este programa, estruturado de modo a incluir diferentes formatos – conferências, seminários, conversas – na perspectiva de constituir uma plataforma de pensamento e de acção que cruza fronteiras disciplinares, geográficas e teóricas, sublinhando a relevância do político nas práticas artísticas na actualidade. 

No Auditório de Serralves.

Serralves... em Vídeo


Um vídeo institucional sobre a Fundação Serralves (em Inglês).

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cinema | "Sem Companhia", de João Trabulo



16 de Janeiro de 2011 - Auditório Serralves
Julgados e condenados por vários crimes, Ernesto e Gaspar cumprem pena numa prisão de alta segurança no norte de Portugal. "Sem Companhia" é um filme sobre a juventude perdida de Ernesto e Gaspar e da longa caminhada que os espera quando saírem da prisão.
Este filme venceu o prémio AIP/KODAK de Melhor Fotografia para Longa Metragem Portuguesa no Festival Internacional de Cinema Independente – IndieLisboa’10.

Paralelamente a esta exibição é inaugurada, no dia 15 de Janeiro, a exposição fotográfica "Sem Companhia", no Centro Português de Fotografia, no Porto. Estará em exposição até 27 de Fevereiro.

Exposição | Gil J Wolman: Sou Imortal e Estou Vivo

O artista francês Gil J Wolman (1929–1995) foi um pioneiro na exploração da intersecção entre o texto e a imagem na arte do século XX.

A exposição “Sou Imortal e Estou Vivo” é a primeira grande mostra monográfica da obra de Wolman realizada fora de França, reunindo cerca de 250 obras e documentos, de "L’Anticoncept" (1951) – o célebre filme que escandalizou o Festival de Cannes – até "Voir de mémoire" (1995). A exposição apresenta numerosas peças nunca antes exibidas, podendo ser também considerada uma enciclopédia do letrismo, movimento artístico que Wolman protagoniza, juntamente com Isidore Isou e Guy Debord.

A inauguração desta Exposição decorrerá no dia 28 de Janeiro às 22h00, no Museu de Serralves. A entrada é livre.

"Conversas Sobre Ambiente" regressam a Serralves

A Fundação de Serralves e a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) organizam mensalmente até Junho o ciclo Conversas sobre Ambiente, que aborda diversas temáticas ambientais.
Esta quinta-feira decorre a próxima sessão, às 17:00 horas, desta feita dedicada ao tema Crescimento urbano e impermeabilização, haverá alternativa para os nossos solos?, segundo a organização.
 Estarão presentes Paulo Pinho, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Carlos Lage, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e um representante a definir do Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Urbana, da Escola Superior Agrária de Coimbra. A moderação estará a cargo de Arminda Deusdado, da Farol de Ideias.
Todas as conversas do ciclo são dedicadas à temática da Desertificação, uma vez que se iniciou em 2010 a Década das Nações Unidas para os Desertos e a Luta contra a Desertificação.

Fonte: Diário Digital